334.693 visitas
Qual dessas Redes Sociais você mais utiliza/gosta?
Facebook
Twitter
Instagram
Google+
Foursquare









As melhores iguarias para esta semana você encontra no Rio Grande Supermercados com os melhores preços e vasta variedade.

Peixes, queijos, pães, vinhos e ovos de Páscoa.

Aqui você tem a CERTEZA de comprar barato.

Loja 01 – Rua Pedro Velho, 977, Centro.

Loja 02 – Rua Manoel Alexandre, 1036, Princesinha do Oeste.



A Semana Santa em Major Sales é marcada pela valorização da cultura popular dos Caboclos de Major Sales. A dança que tem origem indígena é uma tradição secular que acompanha gerações. Os grupos formados por cerca de 26 dançarinos, além do trio regional, sanfona, zabumba e triângulo, ganham as ruas, sítios e povoados, dançando de casa em casa. A personagem do Judas o traidor de Cristo é o alvo dos brincantes que tem por objetivo a sua malhação. Enquanto dançam, as musicas valorizam o nordeste e a cultura popular, os caboclos têm uma pisada forte e emitem um som de ira, as roupas e máscaras valorizam o artesanato local e são confeccionadas com palhas ou tiras coloridas. A alegria é contagiante! Crianças, jovens, adultos e idosos, todos querem brincar, ninguém fica dentro de casa, as portas são abertas para receberem os caboclos e sua dança, como recompensa os gratificam com a tradicional esmola que pode ser em dinheiro ou em gênero alimentício.

O ápice da festa cultural acontece no sábado de aleluia, 19 de abril, onde todos os grupos de caboclos logo cedo, às 07 horas da manhã, participam do arrastão nas principais ruas da cidade e a noite por volta das 18 horas, disputam a premiação do 1º lugar no Concurso de Caboclos que já está na 24ª edição. O evento é realizado e patrocinado pela Prefeitura Municipal de Major Sales, acontece em praça pública e nesse ano, conta também com shows dos Nonatos, Gaviões do Forró e Fernando Farias.



O Feriadão da Semana Santa chegou, e para acompanhar esta data, a Água na Boca preparou um ótimo casting de atrações para você curtir, além de novos pratos no cardápio, feitos a base de Bacalhau e Camarão, para acompanhar esta data religiosa para muitos. As novidades variam entre pizzas, petiscos e pratos principais para você saborear a melhor culinária da região.

Quinta-Feira com show de Marcelo Rodrigues & Dourado


Nesta quinta-feira, começando a véspera do seu feriadão, preparamos o super show da dupla Marcelo Rodrigues & Dourado. Da cidade de Brasília, eles aperfeiçoaram a sua musicalidade inconfundível e de alta qualidade aliada a um repertório pra lá de especial, e com isso, apresentam um grande show, que faz todo mundo cantar e curtir bastante.

Marcelo Rodrigues & Dourado é a atração desta quinta-feira para você curtir no melhor ambiente de Pau dos Ferros.

Obs.: Excepcionalmente nesta quinta-feira, não haverá as promoções típicas da “Quinta Super”.

Sexta-Feira com o show do paraibano Marthesson Marques


No feriado da sexta-feira, a Água na Boca traz mais uma vez a musicalidade impecável do jovem paraibano Marthesson Marques. Depois ter se apresentado em outra oportunidade, Marthesson se tornou pedida constante no melhor ambiente de Pau dos Ferros, por ter um show de repertório bom e eclético, com diversos sucessos de várias vertentes musicais.

A sua melhor pedida para reunir a família e os amigos para saborearem o melhor cardápio da cidade é na Água na Boca.

Sábado tem a volta de Felipe Mayku


Também do estado da Paraíba e uma grande promessa musical da região, a Pizzaria Água na Boca traz o show de Felipe Mayku. Velho conhecido da clientela do Melhor Ambiente de Pau dos Ferros, Felipe Mayku traz em seu show muita musicalidade e um repertório repleto de sucessos do Axé, Sertanejo, MPB, Pop Rock e muitas outras vertentes musicais de sucesso.

Aliado ao super show do Felipe Mayku, temos o melhor atendimento da cidade e muitas novidades no cardápio.



O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, assinou decreto que institui o Ponto Facultativo dentro da administração municipal. De acordo com o Decreto 1308/14, alguns segmentos da gestão municipal, neste dia 17 de Abril de 2014, terão suas atividades suspensas.

O expediente definido não afeta o funcionamento das repartições que prestam serviços essenciais à população.



Nesta quinta-feira, 17, o Mix Bar e Petiscaria será palco de uma grande festa com o show do Sanfoneiro Anízio Júnior e sua banda.

Pauferrense e com banda das boas, Anízio Júnior tem se destacado no cenário musical forrozeiro em toda região, sendo presença constante em Vaquejadas e demais eventos por todo o Rio Grande do Norte e também no estado do Ceará.

Promovido pelo próprio Anízio Júnior, o evento no Mix Bar já se tornou tradição, e pelo segundo ano consecutivo, é ele quem comanda a festa na Véspera de Feriado da Semana Santa.

Para garantir o seu lugar nessa festa, compre sua mesa ou seu ingresso individual no Mix Bar & Petiscaria.



Mapa das Mesas

Mais informações pelo fone: Douglas (84) 8149-1426 e Everaldo (84) 9905-8173


16/ABR/2014
por Erickson Queiroz

O bacana Clístenes Carlos divulga mais algumas novidades sobre a sua festa “Interligados”, que acontece no próximo dia 10 de Maio. À noite, que será para comemorar o 7º ano de colunismo social de Clístenes, já tem as suas primeiras atrações confirmadas, a Banda Inala com um repertório preparado exclusivamente para animar a noite, e a banda Pagode Koisa Nossa que se apresentará pela primeira vez na cidade. O palco para toda essa animação será no Éden Clube em Pau dos Ferros. Em breve os acessos para a festa estarão à venda.

Agende-se!
NENHUM COMENTÁRIO
Nenhum comentário encontrado



A cidade de Pau dos Ferros, na manhã desta terça-feira, 15, deu um importante passo com o intuito de ampliar a defesa dos direitos dos animais. Afinal, foi aprovado na Câmara de Vereadores um projeto de lei de autoria do Vereador, Gilson Rego, que proíbe a participação de animais em espetáculos.

Segundo o Vereador, que teve a sua proposta subscrita pelo colega Francisco José (Gordo do Bar), com a aprovação desta lei fica proibida a utilização de animais, sejam eles, selvagens, domésticos ou domesticados, nativos ou não, em espetáculos realizados no município de Pau dos Ferros.

Ainda de acordo com o Gilson Rego, já foi exaustivamente apresentado pela mídia, como os animais são previamente submetidos à cruel condicionamento para executarem performances, que quando não são obedecidas, acarretam-lhe em dolorosos castigos e privações, utilizando-se, muitas vezes, da força bruta e até de descargas elétricas.

Conforme a lei, que foi votado favoravelmente apenas por Gilson Rego, Francisco José e Gutemberg Bessa, o descumprimento deste dispositivo acarretará na aplicação de multa no valor de quatro salários mínimos, ao responsável pelo estabelecimento, além da cassação do Alvará de Funcionamento.

O projeto de lei agora segue para apreciação do Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que poderá sancionar e tornar lei, este projeto.


16/ABR/2014
por Erickson Queiroz

O preço da energia elétrica no Rio Grande do Norte ficará mais caro a partir da terça-feira (22). Hoje (15), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste para diversos estados do Brasil. Na média, os potiguares pagarão 12,75% a mais.

De acordo com informações da Aneel, a proposta de reajuste tarifário anual, encaminhada pela Cosern, era de 17,69%, na média entre o reajuste para as residências e indústrias. No entanto, o reajuste ficou pouco abaixo do solicitado pela companhia.

A Aneel concedeu o reajuste de 11,4% para as residências, enquanto as redes de alta tensão, utilizadas nas indústrias, terão tarifa 15,78% mais cara.

De acordo com a Aneel, a fórmula de cálculo para a nova tarifa inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de preços do Mercado (IGP-M) e o Fator X (índice fixado pela Aneel na época da revisão tarifária), além de outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Com a baixa nos reservatórios de usinas hidrelétricas, ficou maior a necessidade de utilização de energia térmica, que tem custos mais elevados e, por isso, também foi preciso aumentar o valor da tarifa repassada ao consumidor, apesar de ações do Governo que tiveram o objetivo de amenizar o impacto no bolso dos cidadãos.

Fonte: Blog do Capote
NENHUM COMENTÁRIO
Nenhum comentário encontrado


16/ABR/2014
por Erickson Queiroz
Após reabrir ontem a venda de ingressos na internet, a Fifa anunciou que foram vendidos, em apenas quatro horas, 126.837 bilhetes para a Copa do Mundo. O número corresponde a 63% do total de entradas colocadas à disposição dos torcedores nesta última etapa de vendas (199.519). A maior parte das entradas vendidas ficou com torcedores brasileiros: 80.496 ou 63,4%. O restante ficou com pessoas dos Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Alemanha, México, França, Inglaterra, Chile e Austrália, nesta ordem em termos de quantidade de ingressos comprados por cada país. Como vem sendo recorrente na venda online, os torcedores enfrentaram filas virtuais e passaram horas à frente do site da Fifa para conseguir garantir os ingressos. Os torcedores que já asseguraram as entradas poderão começar a retirá-las nesta sexta-feira, a partir das 12 horas. Aqui em Natal, o ponto de entrega será no shopping Cidade Jardim.

De acordo com a Fifa, ainda há bilhetes disponíveis para compra para alguns jogos, por ordem de encomenda - nesta fase, são aceitos somente cartões de crédito e débito, sem a opção de pagamento por boleto.

Mas as entradas ainda disponíveis não incluem os jogos que serão disputados no Itaquerão, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio. A cota destinada às partidas nestes dois estádios, nesta fase de vendas, foi esgotada em apenas duras horas. As partidas da seleção brasileira na primeira fase, além dos jogos de abertura e encerramento, não contaram com ingressos disponíveis desta vez. Também ficaram de fora os seguintes duelo: México x Camarões, Inglaterra x Itália, Argentina x Bósnia, Espanha x Chile, Croácia x México e Austrália x Espanha

ARENA CORINTHIANS


A construtora Odebrecht entregou simbolicamente ao Corinthians a arena que será palco da abertura da Copa do Mundo, ontem. Na reta final das obras, o estádio ainda recebe retoques de acabamento, colocação do forro da cobertura no lado oeste, reparação da estrutura danificada pela queda de um guindaste em novembro de 2013 e finalização da praça externa ao local.

Cerca de mil operários trabalham para entregar os últimos ítens nos próximos 15 dias. Os assentos temporários, exigência para que o estádio receba a partida de abertura, tem previsão de conclusão em maio. A partir de agora, o clube começa a testar itens de operação da arena. O primeiro jogo oficial na arena será em 17 de maio, quando será realizado o evento-teste da FIFA. Corinthians x Figueirense, válido pelo Campeonato Brasileiro, deve contar com a capacidade máxima do local, que é de pouco mais de 68 mil pessoas.

Número


63,4% dos bilhetes vendidos ontem pela Fifa para a Copa foram comprados por torcedores brasileiros (80.496).
NENHUM COMENTÁRIO
Nenhum comentário encontrado



O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) para que a TIM Celular S/A seja proibida novamente de comercializar novas assinaturas ou linhas no estado, até que monte a estrutura necessária para garantir a qualidade dos serviços. A apelação inclui ainda o pedido de aumento da indenização a ser paga pela empresa, de R$ 10 milhões para R$ 50 milhões, além da simplificação na forma como os clientes serão ressarcidos.

A sentença de primeira instância, proferida em janeiro deste ano, obrigou a TIM a montar a infraestrutura adequada ao bom andamento dos serviços, mas não impediu a captação de novos clientes. A ré foi condenada ao pagamento de R$ 10 milhões em indenização por danos morais coletivos e à reparação de danos materiais que porventura vierem a ser demonstrados, por cada um dos usuários lesados.

O recurso do MPF, assinado pelo procurador da República Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, requer que o TRF5 reforme a sentença e determine a proibição das vendas de novas linhas, enquanto essa infraestrutura não for montada; o pagamento da indenização por danos morais coletivos no valor inicialmente proposto (R$ 50 milhões) e que todos os clientes sejam ressarcidos por danos materiais, independente de ingressarem com pedido específico.

No entender do Ministério Público Federal, a empresa deve pagar a cada um dos seus consumidores no Rio Grande do Norte o valor de R$ 2,00 por mês, contados a partir de abril de 2009, seja em forma de crédito para os consumidores do sistema pré-pago, ou abatido nas contas dos usuários do pós-pago. Até agosto de 2010, o montante já representaria mais de R$ 32 milhões em indenizações por danos materiais.

Decisões

A ação civil pública foi proposta inicialmente pelo Ministério Público Estadual à Justiça Estadual e posteriormente remetida à Justiça Federal. A ACP aponta as irregularidades praticadas pela TIM na prestação do serviço de telefonia móvel no Rio Grande do Norte, incluindo recorrentes congestionamentos das ligações e quedas de chamadas. Uma antecipação de tutela, em janeiro de 2011, chegou suspender as vendas de novas linhas.

A sentença de primeira instância, de janeiro último, acatou apenas parcialmente o pedido do MPF e determinou “que a TIM viabilize todos os investimentos necessários à implantação dos projetos de ampliação da infraestrutura da rede de telefonia móvel requeridos pelo MP, na proporção necessária a fazer frente ao incremento do número de usuários”. Porém o pedido de suspensão das vendas não foi tratado.

O MPF solicitava que a TIM fosse proibida de comercializar novas assinaturas ou habilitar novas linhas (ou códigos de acesso), ou mesmo proceder à implementação de portabilidades de códigos de acesso de outras operadoras para a TIM, enquanto “não comprovar que instalou e estão em perfeito funcionamento os equipamentos necessários e suficientes para atender às demandas dos consumidores que possui atualmente no Rio Grande do Norte, inclusive quanto à demanda reprimida em função da má prestação do serviço”.

No entender do procurador da República Ronaldo Sérgio, permitir a continuidade das atividades de comercialização de novas linhas, sem a garantia da estrutura, poderá agravar o dano já provocado. “(a proibição) possui um caráter inegavelmente coercitivo, sendo certo que a TIM será motivada a implementar com muito maior rapidez e eficiência as medidas faltantes para o fiel cumprimento do projeto de ampliação da infraestrutura da rede de telefonia móvel”.

Problemas

A Anatel apontou, em relatório de fiscalização promovida entre fevereiro e abril de 2012, que a empresa “não resolveu completamente os problemas de congestionamento e de queda de chamadas no Estado do Rio Grande do Norte” e que “houve momentos em que para cada 100 tentativas de originar chamadas 82,45 foram perdidas”; além de serem registradas quedas de ligações em 62 municípios do interior potiguar e em três bairros da capital.

"Convém atentar para o fato de que o problema objeto da presente ação civil pública, como bem se percebe do inquérito civil que instrui a inicial, remonta há vários anos e ainda não foi solucionado (...), sendo certo que a única medida, ainda que de cunho temporário, que fez mudar a postura da ré/apelada na espécie quanto a essa questão foi a proibição de comercialização concedida pelo r. juízo a quo no âmbito da antecipação de tutela", reforça o procurador.

Relatórios da Anatel apontaram “que os assinantes da prestadora estão sendo prejudicados em diversos aspectos, particularmente os usuários não são atendidos com uma rede com qualidade adequada, ficando impossibilitados de efetuarem, ou receberem chamadas devido aos altos níveis de bloqueio, ou quando as chamadas não são interrompidas pelas quedas”. Como exemplo, em 2010 o índice de bloqueios de chamadas no município de Luís Gomes ultrapassou os 70% nos horários de maior movimento, quando o máximo admitido pela Anatel é de 5%.

Além disso, o MPF acrescenta que a empresa “tratava com discriminação seus clientes, mantendo um serviço melhor nas áreas abastadas e comerciais da capital, isso em detrimento dos bairros periféricos e das cidades do interior, que tinham de se contentar com um serviço de telefonia celular de qualidade inferior”.

Indenização

Os R$ 10 milhões estipulados como indenização por danos morais coletivos não foram considerados suficientes pelo MPF, que defende um valor de R$ 50 milhões, tendo em vista que, somente em 2011, conforme dados fornecidos pela própria empresa, o faturamento da TIM alcançou R$ 17 bilhões.

“(...) além de a indenização por danos morais ter sido estabelecida em apenas um quinto do que foi pleiteado na exordial, a sentença deixou na dependência da iniciativa dos consumidores prejudicados a reparação dos danos materiais por eles sofridos, e, mesmo assim, se conseguirem comprovar na fase executória tais prejuízos”, cita o texto da apelação.

O MPF questiona de que forma todos os clientes prejudicados poderão tomar conhecimento da sentença, ou mesmo ingressarem com pedidos de reparação dos danos. “Se isso não bastasse, deve-se ter em mente que o cidadão comum não dispõe de meios adequados para comprovar todos os prejuízos experimentados com as quedas de ligações ocorridas, bem como pela ausência de sinal momentânea.”

Fonte: Tribuna do Norte





A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é  um  problema  de saúde  pública  no  Brasil.  Esta patologia  pode  levar  a  complicações  graves  e  ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as  complicações da infecção viral, como crianças  menores de  5  anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos  ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A cada ano esta gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.

A principal intervenção preventiva para este agravo é a vacinação. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos, para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Em 2014, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lança a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Em Pau dos Ferros, assim como em todo o Brasil, estarão sendo realizadas as imunizações no período de 22 de abril a 09 de maio de 2014, sendo 26 de abril, o dia de mobilização nacional.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados  os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5  anos  de  idade  (4  anos, 11 meses e 29  dias),  as  gestantes,  as  puérperas  (até  45 dias  após  o parto),  os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a  população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.


A partir de hoje estarão abertas as inscrições para o concurso público que preencherá quadro de vagas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

São ao todo 12 vagas para o cargo de Nível Médio - Analista Bancário 1, além de formação de cadastro de reserva para atendimento às demandas de provimento de vagas que venham a surgir nos quadros do BNB, para o cargo, durante o prazo de validade do concurso.

Interessados poderão se inscrever até o dia 8 de maio de 2014, pelo site da FGV Projetos www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/bancodonordeste. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60.

As provas serão realizadas no dia 8 de junho de 2014, nas cidades de Aracaju-SE, Barreiras-BA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Cajazeiras-PB, Campina Grande-PB, Caxias-MA, Feira de Santana-BA, Floriano-PI, Fortaleza-CE, Ga-ranhuns-PE, Ilhéus-BA, Imperatriz-MA, João Pessoa-PB, Juazeiro-BA, Juazeiro do Norte-CE, Maceió-AL, Montes Claros-MG, Mossoró-RN, Natal-RN, Parnaíba-PI, Paulo Afonso-BA, Petrolina-PE, Recife-PE, Sal-gueiro-PE, Salvador-BA, São Luís-MA, São Mateus-ES, Sobral-CE, Teixeira de Freitas-BA, Teresina-PI,Teófilo Otoni-MG, Vitória-ES e Vitória da Conquista-BA.

Dúvidas e outras informações aos candidatos podem ser obtidas pelo site acima citado, pelo telefone 0800 2834628 e ou e-mail: concursobancodonordeste@fgv.br.

Fonte: Clístenes Carlos


15/ABR/2014
por Erickson Queiroz
O Diário Oficial do Estado do último sábado publicou o Decreto nº 24.298/2014, o qual decretou ponto facultativo nos Órgãos e Entidades da Administração Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado.

O ponto facultativo foi decretado para o dia 17 de abril, quinta-feira, nos órgãos e entidades do Estado, excetuando aquelas atividades consideradas essenciais.
NENHUM COMENTÁRIO
Nenhum comentário encontrado



Depois da saída de Bell Marques do Chiclete com Banana, foi a vez de outra banda ícone do Axé Music anunciar mudanças. O Asa de Águia, após 27 anos de carreira, vai suspender as atividades por tempo indeterminado. O anúncio foi feito ontem (14) pelo líder da banda, Durval Lelys. O vocalista vai seguir em carreira solo.

Em vídeo postado na Internet, Durval lelys afirmou que o Asa de Águia queria se desligar de vínculos empresariais e se dedicar exclusivamente a tocar. Sem citar um fato específico, Durval Lelys disse que a parada do Asa de Água será para uma reestruturação, que não há tempo determinado devido aos trâmites burocráticos.

Ainda no vídeo, o vocalista que esteve na maior parte das edições do Carnatal, puxando blocos como Jerimum e Cerveja & Coco, afirmou que seguirá em carreira solo. "Continuaremos juntos com amor", disse, em referência a um dos maiores sucessos da banda.

Fonte: Tribuna do Norte


Nada melhor que curtir o feriado em uma cidade aconchegante, com clima frio, paisagens naturais deslumbrantes e uma culinária de primeira. E tudo isso você encontra no Hotel Portal da Serra, em Portalegre, no feriado da Semana Santa.

Para você que deseja passar o feriado da Semana Santa com muita paz, tranquilidade, e conforto, o  Hotel Portal da Serra preparou  opções de pacotes para que você possa aproveitar seus momentos de folga da melhor maneira possível.

São pacotes com 02 ou 03 diárias entre 18 e 21 de abril com pensão completa e condições especiais para que você não perca nada do feriado.

Curta o seu feriado longe da agitação e correria do dia a dia no Hotel Portal da Serra e desfrute da hospitalidade e das belezas naturais que só Portalegre pode lhe proporcionar.

Veja os pacotes e aproveite:




Assistir a uma grande vitória da seleção brasileira de futebol é algo que pode ser bastante prazeroso. Ou não. Imagens borradas ou trêmulas na tela podem ser um verdadeiro incômodo e é algo que nem sempre dá para se evitar com os ajustes de configuração disponíveis no menu da TV. Estes grandes “defeitos” na imagem podem acontecer com bastante frequência, mesmo em televisores avançados de alto custo e valor agregado.

Judder

O termo judder é utilizado para descrever situações onde ocorrem “trepidações” na imagem exibida na tela do televisor. Podemos facilmente identificar a presença do efeito em imagens onde todo o fundo da cena se desloca nos sentidos horizontal ou vertical e até mesmo durante o movimento das pessoas e objetos que percorrem a tela.

Filmes e esportes são conteúdos que podem favorecer o aparecimento de tremores na imagem reproduzida pelo televisor. Ao contrário do que muita gente pensa, em muitos casos não se trata de um problema com o sinal transmitido, e sim uma limitação técnica do seu próprio equipamento.

O efeito judder pode ser encontrado em qualquer tecnologia de televisor e nenhuma delas poderá ser considerada totalmente imune ao problema. Apenas o tamanho ou grau de ocorrência do problema é que poderá variar, sendo maior ou menor dependendo do produto em questão.

Motion Blur


Em uma tradução livre seria algo como “movimento borrado”, o motion blur ocorre quando um objeto que antes mostrava-se estático na tela e com ótima nitidez perde o foco ao movimentar-se, ou seja, aparece “borrado” e não “tremido” como no efeito judder. Ao contrário do que muitos pensam, este efeito não ocorre apenas em televisores de LCD ou LED-LCD, mas em televisores de plasma também. Sua ocorrência é maior durante a reprodução de filmes, esportes ou imagens muito detalhadas. Veja abaixo um exemplo de imagem com motion blur:

Motion resolution (resolução das imagens em movimento)

Pouca gente sabe, mas um televisor se comporta de forma completamente diferente durante a reprodução de imagens estáticas ou imagens com movimento.

Quando um fabricante divulga resoluções como Full HD (1920×1080 pixels) ou 4K (3840×2160 pixels), geralmente está se referindo à quantidade física de pixels de seu painel. Lembramos que o sinal de enviado para o televisor também possui sua própria resolução e nem sempre o televisor em questão é competente o suficiente para desenhar toda a informação na tela no tempo necessário.

Erros de cálculos por parte do processador, “lerdeza” do painel empregado, volume elevado das informações enviadas para o televisor (alto bit rate), entre outros fatores, podem contribuir para a baixa qualidade das imagens quando estão em movimento, mesmo quando exibidas em televisores de alta definição.

Acredite, alguns televisores Full HD simplesmente não conseguem sequer “desenhar na tela” 500 linhas de resolução durante a reprodução de imagens em movimento. Ou seja, menos da metade da qualidade de imagem proposta pelo fabricante do produto.

Diversos valores sobre a resolução das imagens em movimento (motion resolution) estão disponíveis na Internet. Procure pelos dados referentes ao modelo de televisor que lhe interessar.

Frame rate vs refresh rate e a “história dos hertz” Hertz é uma unidade que serve para aferir valores de frequência, ou seja, quantas amostras (pulsos elétricos) são executados ou repetidos no intervalo de um segundo. Em um computador, por exemplo, o processador possui uma frequência de funcionamento em Hz específica, já os pentes de memória e a placa mãe presentes no mesmo produto, possuem frequências de funcionamento completamente distintas daquela apresentada pelo processador. E com os televisores não é diferente.

Sem exceções, os fabricantes têm utilizado altos valores de frequência para promover seus produtos e, ainda assim, o consumidor não vem sendo corretamente orientado sobre como são aferidos os números divulgados e acaba “caindo em suas estratégias de marketing”.

Nos televisores de plasma existe um circuito eletrônico chamado sub-drive, que envia pulsos elétricos para o painel principal poder funcionar e pode operar em frequências de pelo menos 600Hz. Alguns sistemas mais atuais chamados de FFD (Focused Field Drivre), chegam a frequências de até 3000Hz.

O problema é que a frequência do sub-drive não determina a quantidade de quadros por segundo que o painel do televisor é capaz de desenhar na tela e sim a frequência de funcionamento de um componente que não existem em televisores de outras tecnologias como LED-LCD ou OLED e por isso, é completamente errado realizarmos comparações diretas entre ambas as tecnologias neste quesito, já que não avaliamos um mesmo componente.

Por outro lado, os televisores LED-LCD apresentam recursos como o Clear Motion Rate da

Samsung, o Motionflow XR da Sony e o MCI (Motion Clarity Index) da LG. Os valores aferidos e divulgados para estas funcionalidades, são resultados de uma verdadeira operação aritmética e considera as frequências de operação do processador, do painel de LCD e a com que os LEDs podem piscar apagando e acendendo rapidamente. Se o televisor em questão for 3D, os valores divulgados serão ainda maiores e provavelmente serão duplicados.

Estes recursos correspodem ao chamado “refresh rate” ou simplesmente com qual frequência um conjunto de determinados componentes envia ou responde a pulsos elétricos. As versões Motionflow, Automotion e TrueMotion “convencionais” contabilizam apenas a taxa de quadros exibidos por segundo, o frame rate.

Alguns fabricantes utilizam, ainda, algumas técnicas de inserção de “falsos quadros de imagem” completamente escuros entre os originais provenientes do sinal de entrada, para aumentar ainda mais o contraste e taxa de quadros por segundo que serão exibidos e isto, graças ao curtíssimo tempo que o LEDs demoram para apagar e acender. Por isto verifique como funciona a tecnologia de cada televisor pretendido antes de fechar negócio.

O mais importante é levarmos em conta os valores do “frame rate”, que se refere a taxa de quadros de imagem mostrados pelo painel do televisor, ela sim determina algumas melhorias no movimento das imagens e poderá, juntamente com recursos como anti-judder e anti-blur (presentes em poucos televisores), produzir ótimas imagens em movimento.

Atualmente, as maiores taxas de quadros por segundo (frame rate) nos televisores LED LCD ficam em torno de 240Hz em modelos 2D e 480Hz em modelos 3D (por mostrarem ciclos de 2 frames por vez). Quanto aos televisores de plasma, o frame rate nativo é 60Hz, alguns modelos de plasma da Panasonic possuem o recurso IFC (Intelligent Frame Creation) que, quando ativado, é capaz de desenhar até 120 quadros de imagem por segundo (120Hz) na tela do televisor.

Como devo escolher um bom televisor para assistir aos jogos do Brasil na Copa?

Primeiramente confira logo abaixo, uma lista dos melhores televisores com este foco comercializados atualmente no Brasil:

1. O televisor de Plasma Panasonic Full HD de 65 polegadas VIERA TC-P65VT60B é considerado por muitos especialistas o melhor produto disponível no Brasil. Já o modelo de 55 polegadas TC-P55VT50B, também merece destaque como uma das melhores opções do mercado brasileiro;

2. A Sony participa com dois modelos em nossa lista de destaques, o modelo 4K de 55 polegadas XBR-55X855A e o modelo Full HD de 55 polegadas KDL-55W955B;

3. O melhor da Samsung é oferecido em três televisores, o plasma Full HD de 64 polegadas F8500, o OLED Full HD de 55 polegadas KN55S9CAG e o LED-LCD 4K de 55 polegadas UN55F9000AG;

4. A LG não fica para trás e oferece um excelente televisor OLED de 55 polegadas, Full HD com tela curvada 55EA9800 e a LED-LCD 4K de 55 polegadas 55LA9700.

Agora, vamos às dicas

Primeiramente, peça para o vendedor lhe mostrar o produto reproduzindo imagens com bastante movimento; filmes de ação e esportes são as melhores opções. Perceba se haverá trepidação, desfoque ou serrilhamentos nos contornos dos objetos, pessoas, detalhes de árvores ou grama, letreiros publicitários, uniformes dos atletas e etc. Leve alguns minutos avaliando se for necessário, afinal de contas, o investimento pode ser alto e a decepção com uma escolha equivocada também. Caso alguns destes problemas ocorra em excesso, você deverá procurar um outro televisor.

Agora que já sabemos um pouco mais a respeito, busque as melhores opções oferecidas no mercado e torça conosco pelo Brasil na Copa.

Fonte: No Minuto



A Odebrecht entrega hoje (15) a Arena Corinthians (Itaquerão) ao clube de futebol. Será iniciado, então, o período de operação do estádio no qual é feita a checagem dos equipamentos e eventuais ajustes. Segundo a empreiteira, já foram feitas as adequações dos pontos apontados como problemáticos pelo Corpo de Bombeiros. É aguardada, agora, a vistoria da corporação para dar o aval para o funcionamento da arena, que fica na zona leste paulistana.

Falta ainda a entrega das arquibancadas provisórias, que são de responsabilidade da Fast Engenharia. A ala norte das arquibancadas estava interditada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e só foi liberada na última sexta-feira (11). As obras foram paralisadas após a morte do operário Fábio Hamilton da Cruz, que caiu de uma altura de 8 metros. O acidente foi o segundo, em quatro meses, na construção do estádio – no final de novembro, dois operários morreram após a queda de um guindaste.

Na semana passada, o  ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu que apesar dos atrasos, o estádio estará pronto para o jogo de abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho. “Tenho recebido também, dos responsáveis pela construção, mensagens de tranquilidade no sentido de que a obra será entregue e o Brasil terá o Estádio do Corinthians na abertura da Copa, com todas as condições para o evento”.

Fonte: No Minuto



A Maior Festa de Páscoa de Todos os Tempos já está na boca da galera, e a contagem regressiva já começou para dois dias de muita festa e muita alegria no Éden Clube de Pau dos Ferros.

Para acompanhar tanta empolgação, os ingressos começarão a ser vendidos nesta sexta-feira, 11 de abril, em diversos pontos de venda espalhados pela região e com uma novidade: A Área Vip na festa de domingo, para você acompanhar os shows de Flávio & Pizada Quente, Toca do Vale e Bonde do Brasil pertinho do seu artista preferido.

Programação:
Encontro das Sanfonas – Sábado de Aleluia – Giannini Alencar, Zé do Fole e Fernando Farias
Encontro dos Fenômenos – Domingo de Páscoa – Flávio & Pizada Quente, Toca do Vale e Bonde do Brasil

Ingressos:
Casadinha – Área Pista – Encontro das Sanfonas e o Encontro dos Fenômenos – R$ 30,00
Individual – Encontro das Sanfonas – R$ 10,00
Individual Área Pista – Encontro dos Fenômenos – R$ 25,00
Área Vip do Encontro dos Fenômenos + Área Pista no Encontro das Sanfonas – R$ 50,00

Pontos de Venda:
Pau dos Ferros – Eletro Play, On Line for Men e Dona Alaíde
Encanto – Sorveteria e Petiscaria Oásis
Francisco Dantas – Aldízio
Rafael Fernandes – Miguel Pereira
Doutor Severiano – Zezinho Produções

Mais informações:
Tim - (85) 9955-1717
Whatsapp – (85) 9194-1605



A cidade de Pau dos Ferros é sede de oficinas ambientais com diversos municípios, promovidos pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA.

Nestes encontros, as oficinas são voltadas para os Sistemas Municipais de Meio Ambiente - SISMUMAs. Estas ações são efetivadas  para a realização de um diagnóstico dos municípios do Alto Oeste, no sentido de estabelecer diretrizes para um Programa de Apoio à Gestão Ambiental nos Municípios do Estado.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente de Pau dos Ferros, Fátima Araújo, “tendo em vista o que consta no Plano Estadual de Gestão Ambiental Compartilhada, que estabelece a realização de parcerias entre o Estado e os municípios, estamos buscando fortalecer as estruturas de meio ambiente em âmbito local”, esclareceu.

Ao todo, 21 municípios da região estão participando destas atividades, que tiveram início nesta quarta-feira e seguem até esta sexta-feira, 11, em turmas matutinas e vespertinas.

Os cursos receberam o apoio e toda a estrutura necessária pela Prefeitura de Pau dos Ferros pra que pudessem receber todos os participantes.



As aulas do semestre letivo 2014.1, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), nos seus seis Campi e 11 Núcleos Avançados de Educação Superior (NAES), serão iniciadas na próxima segunda-feira, 14 de abril. Com 100 dias letivos, o primeiro semestre será concluído no dia 22 de agosto de 2014.

Retornam à rotina de estudos mais de 10 mil alunos veteranos da graduação, sem contar os calouros que ingressam pelo Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI), os alunos da Pós-Graduação, alunos especiais, estudantes aprovados no Processo Seletivo de Vagas Não-Iniciais (PSVNI) e alunos de programas especiais.

O Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto dá as boas-vindas a todos os estudantes, dirigindo-se, de forma especial, aos alunos que ingressam este semestre na UERN: “Que esses estudantes participem das atividades, estimulem os professores e contribuam com sugestões para que a gente continue avançando. Neste semestre estamos recebendo 35 alunos amparados pela lei nº 9.696, que reserva 5% das vagas nos cursos da UERN para candidatos com deficiência. É nosso dever fazer com que todos se sintam acolhidos”, afirmou Pedro Fernandes, lembrando que na área de assistência estudantil, o semestre 2014.1 inicia com a conquista de um ônibus novo, que será utilizado pelos estudantes.



Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, apenas oito não estão em situação de emergência. Foi isso que reconheceu a portaria do Governo Federal, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10).

A situação encontrava-se agravada no Estado, devido à seca. Com isso, o Governo do Estado pode realizar ações de combate à estiagem nas cidades, que se encontram em situação de emergência.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) prevê um período de chuva normal ou abaixo do esperado nos meses de chuva, o que complica a situação da seca no RN, que estão com apenas entre 25% e 35% dos reservatórios da sua capacidade preenchida.

Os oito municípios que não estão em situação de emergência são os seguintes: Extremoz, Goianinha, Macau, Maxaranguape, Natal, Parnamirim, Rio do Fogo e São Gonçalo do Amarante.

A lista dos municípios que declaram calamidade são os seguintes:

Acari, Arez, Assu, Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto dos Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Baia Formosa, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Brejinho, Boa Saúde, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Canguaretama, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Redondo, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro-Corá, Ceará Mirim, Coronel Ezequiel, Campo Grande, Coronel João Pessoa, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Espírito Santo, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Galinhos, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Itaú, Jaçanã, Jandaíra, Janduís, Japi, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Câmara, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Jundiá, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lagoa D'Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Lajes, Lucrécia, Luís Gomes, Macaíba, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Monte das Gameleiras, Monte Alegre, Montanhas, Mossoró, Nova Cruz, Nísia Floresta, Olho D’Água do Borges, Ouro Branco, Passagem, Paraná, Paraú, Parazinho, Parelhas, Passa e Fica, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pendências, Pilões, Poço Branco, Portalegre, Porto do Mangue, Pureza, Serra Caiada, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, São Miguel, São Paulo do Potengi, São José do Mipibu, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra Negra do Norte, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serrinha dos Pintos, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Tibau do Sul, Touros, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Várzea, Venha Ver, Vila Flor, Viçosa e Vera Cruz.

Fonte: De Fato


11/ABR/2014
por Erickson Queiroz
As taxas de juros das operações de crédito para pessoa física e jurídica tiveram alta em março, segundo a Pesquisa de Juros da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). De acordo com a entidade, essa foi a décima alta consecutiva.

O resultado, de acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da entidade, pode ser atribuído à expectativa de aumentos da taxa básica de juros (Selic) e ao cenário com tendência negativa da economia e piora nos índices de inflação. Este contexto, ele diz, faz com que aumente o risco de crédito, o que leva as instituições financeiras a elevar a taxa de juros acima da evolução da Selic.

Para pessoa física, a média geral dos juros cresceu 0,04 ponto percentual no mês (0,89 ponto percentual no ano), passando de 5,82% ao mês (97,16% ao ano) em fevereiro para 5,86% ao mês (98,05% ao ano) em março. Essa foi a maior taxa de juros desde agosto de 2012.

Entre as seis linhas de crédito pesquisadas, cinco apresentaram alta: a de juros do comércio, do cheque especial, do Crédito Direto ao Consumidor (CDC-Bancos), do financiamento de automóveis, do empréstimo pessoal de bancos e do empréstimo pessoal de financeiras. A taxa do cartão de crédito rotativo não teve alteração.

Empresas - Para pessoa jurídica, a média na taxa de juros teve elevação de 0,03 ponto percentual no mês (0,52 ponto percentual em doze meses), passando de 3,32% ao mês (47,98% ao ano) em fevereiro para 3,35% ao mês (48,50% ao ano) em março de 2014. Essa também foi a maior taxa de juros desde agosto de 2012.

A entidade prevê que, nos próximos meses, as taxas de juros das operações de crédito terão novas altas.

Segundo Oliveira, como os indicadores atuais demonstram pressões inflacionárias, com índice oficial acima do centro da meta do Banco Central, deve haver nova elevação da taxa básica de juros (Selic) na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Com isso, as taxas de juros das operações de crédito devem voltar a ser elevadas nos próximos meses.

Fonte: Blog do JP
NENHUM COMENTÁRIO
Nenhum comentário encontrado



A Governadora Rosalba Ciarlini apresentou na tarde desta quinta-feira (10) a Arena das Dunas ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes. Na visita, o ministro conferiu o campo e as instalações, e elogiou o fato de o projeto ter sido feito com economia de 3% em relação ao valor original. Também participaram da visita o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, a coordenadora do RN Vida, Sonali Rosado, o secretário do TCU, Cleber da Silva Menezes, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Paulo Roberto Alves.

A Arena das Dunas foi construída em apenas 29 meses ininterruptos de obras e foi o último estádio a ser erguido para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, sendo o primeiro das sedes que não participaram da Copa das Confederações a ficar pronto. Durante a construção, nenhum acidente foi registrado com os 4.500 operários que trabalharam na Arena, sendo 149 apenados que integraram um programa de ressocialização.

Os membros do TCU estiverem em Natal por ocasião do seminário “Diálogo Público – para a melhoria da governança pública”, realizado no auditório da Escola de Governo do Estado do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira. O evento é uma realização do Tribunal de Contas da União (TCU) e busca apresentar conceitos de governança, além de aproximar o TCU com os gestores públicos do RN para aprimorar os métodos e decisões da administração na esfera municipal, estadual e federal.

Fonte: No Minuto


11/ABR/2014
por Erickson Queiroz

O Aeroporto  Augusto Severo sofreu uma redução de 2.853 voos comerciais de 2012 para 2013. A queda foi de 12,49%, o  pior resultado do Nordeste e o terceiro pior entre os aeroportos que atendem as 18 capitais incluídas no Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2013, divulgado no dia 3 pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa. Foram 22.834 voos em 2012, contra 19.981 no ano seguinte.

Os únicos aeroportos que atendem capitais com quedas mais expressivas que as de Natal no ano passado foram os de Campo Grande (MS), com redução de 18,74%, e Vitória (ES), com queda de 14,32%. Entre os aeroportos nordestinos incluídos no Anuário, só o de Maceió (AL) teve crescimento: foram 3.178 voos comerciais a mais do que no ano anterior, o que equivale a um aumento de 21,71%.

Em 2012, o Augusto Severo já tinha contabilizado 1.674 voos comerciais a menos em relação a 2011, ano em que Natal chegou a receber 24.508 voos comerciais. A queda na época equivalia a 6,83%. No acumulado de 2011 a 2013, Natal perdeu 4.527 voos comerciais.

No último ano, a aviação militar predominou no RN, compondo 46% das movimentações no aeroporto. Foram 21.832 voos em 2013 dos 47.940 registrados no local. O anuário destacou a realização da Cruzex – exercício aéreo multinacional organizado pela Força Aérea Brasileira – no RN, que contribui para um crescimento da aviação militar no estado de 63% no período.

As outras 6.127 movimentações do aeroporto dizem respeito à aviação geral, que contempla voos de pequenos aviões de propriedade particular até modernos jatos executivos, helicópteros, balonismo, voos de treinamento (para pilotos iniciantes) e outras atividades aéreas.

Fonte: Tribuna do Norte
NENHUM COMENTÁRIO
Nenhum comentário encontrado


ANTERIOR   1 2 3 4 5 6 7   PRÓXIMO
2014 - Todos os direitos reservados a Erickson Queiroz